22 de maio de 2010

Quando as Coisas se Dificultam

A vida tem seus momentos bons, felizes e fáceis, mas há vezes em que a vida se dificulta. Quando isso acontece, o que se deve fazer? Você acha que, quando as coisas se tornam difícies, você deve fazer um desvio? Muitas vezes as pessoas pensam assim. Já que as coisas estão difíceis, todo mundo deverá compreender se tirarem uma folga por um tempo. Porém as Escrituras não nos ensinam assim. Como questão de fato, nos ensinam exatamente o contrário.

O Exemplo de Jó

Se alguém já teve um período difícil na vida, foi Jó. Jó era um homem íntegro. Deus até perguntou a Satanás se ele havia reparado na fidelidade de Jó (Jó 1:8). Satanás responde acusando Deus de abençoar Jó com tanta prosperidade e facilidade na vida que ele não tinha motivo de ser infiel. Satanás propõe que se a vida de Jó fosse amaldiçoada (tornasse difícil) que ele se desviaria de servir fielmente a Deus. Então Deus disse a Satanás que fizesse o que quisesse, menos ferir fisicamente a Jó. Então a vida de Jó foi atormentada com muitas dificuldades e tragédias. Jó perdeu todos os seus rebanhos, e uma tempestade de vento derrubou a casa onde estavam seus filhos e eles morreram (Jó 1:13-19). Quando a vida de Jó mudou para pior, ele tirou uma folga do seu serviço ao Senhor ou mudou a direção de sua vida? Não!! Em Jó 1:22 lemos, “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” Jó, em meio a tais calamidades e angústia não pecou, mas ao invés disso ele adorou e abençoou a Deus (Jó 1:20-21).

Como se Pode Fazer como Jó?

É uma questão de fé e confiança em Deus e nas suas promessas. Devemos lembrar que Deus “não permitirá que sejais tentados além das vossas forças” (1 Coríntios 10:13). Lembrem-se da verdade da qual Paulo lembrou os romanos, “Se Deus é por nós, quem será contra nós” (Romanos 8:31). Devemos compreender que Deus não quer nos ver falhar. Ele não quer que viremos nossas costas para ele quando as coisas ficam difíceis. Somos capazes de aguentar ou sair da tentação. Deus nos prometeu. Ele está nos apoiando e ao invés de tirar uma folga ou nos afastarmos Dele, devemos procurar o caminho de fuga para sair das tentações. Esteja seguro de duas coisas:

(1) Satanás ama aqueles que desistem.
(2) Deus ama aqueles que resistem.

Devemos lembrar disso e das palavras de uma música que diz “O céu certamente valerá por tudo”. É isso que Paulo afirmou aos romanos quando ele escreveu, “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparadas com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8:18). Então quando as coisas se dificultam... resista…procure um caminho de fuga...coloque a sua fé e a sua confiança em Deus. Pois sem Deus, o que nos resta?


David A. Cox

Nenhum comentário:

Postar um comentário