27 de março de 2010

De que modo um novo cristão pode alcançar outros com o evangelho?


“Quem, eu? Eu jamais conseguiria ensinar o evangelho a alguém.” Sem dúvida, a idéia de ensinar outra pessoa pode apavorar a mente de um novo convertido. Mas pare um pouco para pensar sobre onde estamos e como chegamos aqui.
Pense no que despertou o seu interesse pelas questões espirituais. Foi uma percepção dos seus pecados? Uma morte recente o teria chocado e feito perceber a brevidade da vida, fazendo-o pensar no que virá depois desta vida? Ou será que você simplesmente ficou enjoado com o esgoto moral em que vivemos? Você deve conhecer outra pessoa que sinta ou tenha experimentado a mesma coisa. Este é o melhor momento para dizer-lhe que você encontrou a resposta. Aliás, você descobriu a fonte das respostas para todas as perguntas sobre a vida e o viver santo (2 Pedro 1:3).
Mas como você aprendeu essas respostas? Não foi por meio do estudo da palavra de Deus? Independente das pessoas que ajudaram, o instrumento que tocou o seu coração foi a palavra inspirada pelo Espírito (João 16:8). Deus não depende da eloqüência humana para levar os homens a Jesus Cristo. Sua palavra se encarrega disso (Isaías 55:11). Quando você começar a pensar em atrair outras pessoas a conhecê-lo, lembre-se que tudo o que precisa fazer é pô-las em contato com a palavra. Quando ela chegar aos corações bons, Deus cuidará da colheita (Lucas 8:15; 1 Coríntios 3:6). Há muitas ferramentas eficientes à disposição para o plantio da semente do reino. Vídeos, apostilas simples de aula, cursos por correspondência e folhetos podem ser todos eles usados para apresentar a Bíblia às pessoas. Peça que os presbíteros ou os pregadores lhe mostrem o que está disponível. Depois ponha em funcionamento o recurso que você acabou de descobrir. Comece amanhã, dando um folheto, uma fita cassete ou um CD a alguém que precisa aprender o evangelho.
Embora as publicações existentes possam ajudar às vezes, o recurso mais valioso para influenciar as outras pessoas é você mesmo. Você é uma nova criatura em Cristo. O seu velho eu foi crucificado e você se levantou das águas do batismo, o seu sepultamento, para andar em novidade de vida (Romanos 6:3-6). Toda a visão da sua vida é diferente agora. Você não serve mais a Satanás, mas à justiça (Romanos 6:17-18). E, lembre-se, o justo deseja conduzir o seu próximo pela vereda da justiça (Provérbios 12:26). Você deve se enxergar como um instrumento nas mãos do Mestre (Romanos 6:13). Como seu seguidor, você é uma luz para o mundo (Mateus 5:14). Agora, quando os seus amigos, vizinhos e parentes o vêem, têm diante de si uma pessoa completamente diferente. Nunca subestime a força da sua influência na vida das pessoas. Elas perceberão mudanças radicais e normalmente farão algum comentário a respeito disso. Eis uma oportunidade excelente para você plantar a semente do estudo bíblico no futuro. Não tenha vergonha de dizer às pessoas o que você fez. Diga-lhes que você aprendeu sobre o plano da salvação de Deus e se comprometeu a seguir as instruções de sua palavra. Deixe que as pessoas saibam que você acredita em Deus, que você aceita a Bíblia como a palavra dele e que você está disposto a fazer a vontade dele. Essa é a essência do cristianismo.
Como novo cristão, provavelmente você está levando um novo grupo de pessoas a ter algum contato com o viver cristão. Agora você tem a oportunidade de falar com pessoas que outros cristãos talvez não conheçam. Obedecendo ao evangelho, você acabou de abrir a porta para um novo grupo de pessoas para estudar a Bíblia. Agora chegou a hora de ficar atento para essas “possibilidades”. Não deixe passar as oportunidades de dizer coisas que façam as pessoas saber que você pertence a Jesus. Ainda que você na verdade não esteja pronto para dar um estudo bíblico nesse momento, consiga um “sim”, e leve com você um cristão experiente para conduzir o estudo. Não só outra alma preciosa aprenderá o evangelho, mas você aprenderá a ensinar os perdidos.
Por fim, não esqueça o papel da oração para alcançar os perdidos. Inclua os perdidos nos seus pedidos de oração. Deixe que o Senhor saiba quanto você deseja alcançá-los com o evangelho (Romanos 10:1; Efésios 6:18-19). Se você fizer a sua parte, ele promete atender ao seu clamor (1 Pedro 3:12). Que o Senhor o abençoe à medida que continuar em seu caminho para o céu. Oro para que você possa ajudar outras almas perdidas a encontrar o Salvador de que tanto precisam.
Por Ken Dart

Nenhum comentário:

Postar um comentário