19 de março de 2011

COMO VIVER SEM MEDO DO FUTURO

Retornando de Madri para o Rio de Janeiro, no vôo 711 da VARIG, dormia profundamente, depois de um intenso dia de atividades quando, repentinamente, acordei. Dois fatos ficaram bem claros na minha mente ao abrir os olhos: (1) o avião parecia cair violentamente e (2) os passageiros gritavam desesperados.

Na realidade, foi apenas uma daquelas turbulências sem maiores consequências, mas a ocasião serviu-me para constatar algo surpreendente: numa tragédia, morre muito mais gente por causa do medo do que pelo próprio acidente. Para onde poderia sair uma pessoa lá nas alturas, em meio ao Oceano Atlântico? Porém, era isso o que algumas pessoas pretendiam fazer.

O medo paralisa, enlouquece e mata muita gente. O medo leva o ser humano a fazer as coisas incoerentes e irracionais. Mas ele está aí em nosso dia-a-dia. Vem disfarçado de muitos rostos. Há pessoas que experimentam medo da solidão, medo de perder o cônjuge, medo de morrer, de ficar pobre, da escuridão, do passado, do futuro, da vida, da realidade...

Outro dia, procurou-me uma senhora desesperada. Queria que fizesse uma oração com ela porque tinha certeza de que fora atingida por um trabalho de macumba. Em outra ocasião procurou-me um garotinho de cinco anos: "Pastor" - disse-me - "ore para eu não crescer." Você não quer crescer?" - perguntei. E ele me respondeu que não, que tinha medo de crescer porque não queria sofrer como seus pais sofriam.

Medo, temor, pânico, fobia. Não importa o nome que as pessoas lhe dêem, é sempre algo que pertuba, incomoda e não as deixa ser feliz. Está nas raízes do ser humano, embora seja uma experiência que só apareceu após o pecado. A Bíblia relata que "quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no Jardim pela virada do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do Jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: 'Onde estás?' Ele respondeu: 'Ouvi a Tua voz no Jardim, e, porque estava nu, tive medo e me escondi"".

Imagina você a dor que deve ter sentido o Pai quando o filho querido apresentou-se, naquela tarde, carregando em sua experiência um sentimento estranho?

A partir dali, o medo passou a ser o cotidiano do homem. Hoje tem gente que tem medo de passar por debaixo de uma escada; medo de gato preto; de levantar com o pé esquerdo; da sexta-feira treze; e até de passar próximo a um cemitério.


CONFORTO PARA O ATEMORIZADO

No livro do Apocalipse encontramos uma palavra confortadora de Deus com relação ao temor: João estava na Ilha de Patmos, sozinho e com aproximadamente cem anos de idade. Tinha esperado o cumprimento da promessa que Jesus fizera ao Seus discípulos. Quando Jesus os deixou no Monte da Ascensão, dizendo que voltaria em breve para levá-los com Ele, João pensou que não morreria sem ver o cumprimento daquelas palavras.

Mas o tempo tinha passado e Jesus não voltava. O povo de Deus estava sendo perseguido. Ele mesmo, João, estava naquela ilha desterrado e condenado a morrer como um marginal.

Talvez em seu coração se perguntasse: "Onde estás, ó Senhor Jesus? Por que me abandonaste? Por que esqueceste de mim?" Não é essa a sensação que toma conta de nós quando nada parece dar certo? Está você, porventura, vivendo um daqueles momentos em que não vê saída por nenhum lado? Seu casamento está caindo ao pedaços e você não sabe mais o que fazer para reconstruí-lo Seu filho está amarrado a uma situação da qual você não sabe como tirá-lo Seu negócio anda mal e na atual conjuntura de coisas você não sabe como saldar as dívidas e recomeçar tudo de novo? Aí aparece em seu coração a famosa pergunta: "Onde está Deus que não me ajuda? Por que me abandonou e Se esqueceu de mim?"

Você pode imaginar como João se sentia? Estava tudo escuro à sua volta. Ele não via saída para seu problema. Pensava talvez que a Igreja de Deus seria exterminada completamente por causa da perseguição. Quando estava em meio a esses pensamentos, ele teve uma visão que narra da seguinte maneira: "Achei-me em Espírito, no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim grande voz como de trombeta (...) voltei-me para ver quem falava comigo e, voltando, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos condeeiros, um semelhante a Filho do homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com a alva lã, com neve; os olhos como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; e a voz, como voz de muitas àguas. Tinha na mão direita sete estrelas, dizendo: 'Não temas; Eu Sou o primeiro e o último, Aquele que vive, estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno'."

Você vê? Jesus sempre aparace no momento mais crucial da existência, quando não temos mais forças e estamos com medo de tudo. Quando sentimos que chegou o fim de nossas tentativas humanas. Jesus sempre aparece. Só que nem sempre Ele aparece como nós O esperamos.


O CRISTO DIVINO

Eu não sei como João esperava Jesus. Mas o incidente relatado me mostra que o discípulo não esperava seu Senhor daquela maneira; de outro modo não teria caído ao Seus pés como morto, com medo da situação. Ele teria se levantado e corrido para abraçar seu Senhor, como o fizera tantas vezes enquanto Jesus esteve na Terra.

João conhecia o Cristo das sandálias empoeiradas e da túnica velha, o Cristo das mãos calejadas na carpintaria do pai. De repente, ali, na ilha, o discípulo se depara com um ser de aparência deslumbrante: tem os cabelos brancos como a neve, os olhos como chama de fogo... Ah! Aquele são olhos que vêem tudo. Nada há oculto para aqueles olhos. Ele conhece tudo. Ele vê tudo. Não há dor que você experimente e Ele ignore, nem lágrima que você derrame que Ele não veja.

De Sua boca sai uma espada de dois gumes. O que significa aquela espada? O apóstolo Paulo explica: "Tomai... a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus."

Lembra-se de que uma das coisas que o inimigo quer destruir neste mundo é a Palavra de Deus? Mas ali está ela vitoriosa e soberana na boca do Senhor Jesus.

O aspecto imponente de Jesus confunde o discípulo amado. Em lugar de se alegrar, ele se entristece. Ao invés de louvar o nome de Jesus, apavora-se. Pensa que talvez aquele ser seja um capitão do exército romano que veio acabar com sua vida e cai prostrado, esperando a estocada final, tremendo de medo.

Foi aí que João sentiu o toque maravilhoso de Jesus. Aquele toque já fez milagres muitas vezes. Um dia tocou os olhos do cego e ele viu; tocou o leproso e as carnes apodrecidas do homem ficaram curadas. Agora essas mesmas mãos tocam o ombro de um homem, velho, acabado, derrotado e temeroso. E a voz suave diz: "Não temas, Eu Sou."

Jesus Se identifica depois como o primeiro e o último, Aquele que derrotou a morte e agora vive pelos séculos dos séculos. Claro! Se Jesus pode vencer o pior inimigo do homem, que é a morte, pode vencer qualquer outro obstáculo. Por que temer então? O que  pode fazer uma simples escada, ou espelho quebrado, ou um gato preto contra você? Que poder tem a escuridão, ou a pobreza ou a doença sobre você?

De repente, João sente-se curado do temor. Levanta-se de seu marasmo e ergue-se por cima de seus medos interiores. Percebe que nunca esteve só e que não haverá forças do inferno capazes de derrotar o povo de Deus. Então ouve o grande remédio para conservar-se curado do medo: "Escreve pois, as coisas que viste, e as que são e as que hão de acontecer depois destas."

"Escreve"; trabalha; estuda; faz; constrói ou realiza. Mas ocupese em algo. Deixe de se lamentar. Levante a cabeça e parta para a ação. "Não to mandei Eu?" - disse o Senhor - "Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares."


O DEUS DA VITÓRIA

Existem milhares de pessoas neste mundo que estão morrendo afogadas num mar de lamúrias e lamentações, paralisadas pelo medo, sem saber que perto delas há um Deus que não conhece a derrota.

Em 1956, um barco de pesca achou, boiando no lugar onde deságua o rio Amazonas, uma pequena embarcação de gente moribunda. Todos os náufragos foram resgatados e a primeira coisa que eles pediram foi água. O capitão sorriu, e respondeu: "Água? E por que vocês não beberam se há muito tempo estão boiando em água doce?"

Há muitas pessoas morrendo de medo em nossos dias, sem motivo. O Deus do Apocalipse Se apresenta hoje e diz: "Não temas, Sou Eu. O princípio e o fim. Aquele que venceu a morte e vive pelos séculos dos séculos."

________________________

LEIA TAMBÉM :

 
____________________________________
 
AUTOR : ALEJANDRO BULLÓN

Um comentário: