30 de dezembro de 2011

JESUS CRISTO é o MESSIAS


Para muitas pessoas este assunto que é JESUS CRISTO o Messias não precisa nem ser discutido a fundo, mas para outras pessoas precisa ser explicado mais a fundo. Então pela experiência de fé, que passei alguns meses atrás, resolvi escrever um estudo profundo de que JESUS CRISTO é o Messias o qual os profetas do Antigo Testamento profetizavam.
“O Senhor DEUS enviou ao rei Acaz outra mensagem: 

- Peça ao Senhor, seu DEUS, que lhe dê um sinal. Esse sinal poderá vir das profundezas do mundo dos mortos ou das alturas do céu.

Mas Acaz respondeu:

Não vou pedir sinal nenhum. Não vou por o Senhor à prova.

Então Isaías disse:

- Escutem descendentes do rei Davi! Será que não basta vocês abusarem da paciência das pessoas? Precisam abusar da paciência do meu DEUS? Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel.   Isaías 7:10,14

“Emanuel” no hebraico significa “DEUS conosco”.

O sinal aparentemente tinha significado presente e futuro. Um dia nasceria um menino que seria realmente “Emanuel”, “DEUS conosco” (Mateus 1.23). A palavra traduzida por “virgem” em algumas versões (e no texto grego) designa mais uma “jovem” do que uma “virgem” no sentido técnico da palavra.

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será; Maravilhoso, Conselheiro, DEUS Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Do incremento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto”. Isaías 9:6,7

Esta profecia se afasta do ambiente sombrio daqueles dias e projeta a visão de um futuro brilhante e glorioso. Veio um rei da linhagem de Davi e reina com Justiça e Paz – para sempre.

DEUS nos deu o Seu único Filho, para vir até esta terra e nos salvar da condenação posta por satanás.

A própria Bíblia Sagrada nos comprova que o Messias, que os profetas proclamavam no Antigo Testamento foi Jesus Cristo, e de fato já se passou mais de dois mil anos de sua ressurreição  e sua próxima vinda vai ser para levar seu povo para junto do Pai.

Algumas religiões têm blasfemado que Jesus Cristo não veio de uma linhagem de Davi, isto é muita blasfêmia e pura ignorância de seus acusadores. Esta na própria Palavra de DEUS que Jesus Cristo veio de linhagem de Davi.

“Assim, houve catorze gerações desde Abraão até Davi, e catorze, desde Davi até que os israelitas foram levados para a Babilônia. Daí até o nascimento do Messias, também houve catorze gerações.” Mateus 1:17

A Palavra de DEUS nos comprova isso e podemos ter fé que isto é verdade e não uma mentira. DEUS nos deu Jesus Cristo, para salvar este mundo do pecado e das injustiças feitas para o povo de DEUS. Não duvidamos da Palavra de DEUS, se tivermos que duvidar de alguma coisa duvidamos de nós mesmos, mas não do que é Sagrado!

“O anjo veio e disse: - Que a paz! Esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou: - Não tenha medo, Maria! DEUS está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do DEUS Altíssimo. DEUS, o Senhor, vai fazê-lo rei como foi o antepassado dele, o rei Davi.” Lucas 1:28,32

Algumas pessoas têm falado hoje que Jesus Cristo, não foi concebido por ação do Espírito Santo de DEUS ou que Maria não era virgem quando concebeu Jesus Cristo. Hoje infelizmente pessoas de má fé têm falado esses absurdos de falta de conhecimento das Escrituras Sagradas.

Tanto Mateus (1.18-25) quanto Lucas (1.30-35) afirmam que Jesus Cristo foi concebido por ação do Espírito Santo de DEUS, sem a intervenção de um pai humano, e, assim, nasceu de uma virgem, Maria. Em razão disso, afirmamos que Jesus nasceu de uma virgem, ou, para ser mais exato, foi concebido no ventre de uma virgem.

Em Mateus e também em Lucas a ênfase está no poder e na atividade do Espírito Santo com vistas ao nascimento de Jesus. É isto, e não a inexistência de um pai humano, e tampouco a cooperação da virgem mãe, que é ressaltado por eles. De sua mãe. Jesus nasceu como homem, mas pelo ato criador do Espírito esta sua humanidade é uma nova humanidade, o ponto de partida de uma nova raça.

Alguém poderia dizer que isso teria sido possível sem o nascimento de uma virgem, mas a evidência bíblica indica que esse milagre foi o meio que DEUS encontrou para trazer o seu Filho ao mundo. Não nos e dada nenhuma explicação sobre a fisiologia da encarnação: apenas se afirma que foi por ação do Espírito que Maria engravidou.

Na verdade, isso é tudo que pode ser dito, pois o que nos interessa, neste caso, é a entrada do DEUS infinito em sua criação, e isto é algo que não pode ser descrito, da mesma forma como o próprio ato da criação não pode ser descrito.

Por outro lado, não se pode rejeitar o nascimento de uma virgem simplesmente porque é um milagre. O milagre supremo é a encarnação como tal, e, se podemos aceitar este milagre, não deveria haver maiores dificuldades para aceitar o meio pelo qual DEUS decidiu efetuá-la.

O nascimento de virgem é raramente mencionando em outras passagens do NT. Isso é uma advertência para que não a enfatizemos em demasia. O fato é afirmado, mas as Escrituras não fazem a divindade de Cristo, nem a sua encarnação, nem a sua santidade depender da forma como ele nasceu.

Foi somente após o nascimento de Jesus que a profecia de Is 7.14, de que uma “virgem” conceberia e teria um filho chamado “Emanuel” (“DEUS conosco”), passou a ser vista como tendo um sentido mais profundo (veja Mt 1.22-23).

Segundo Mc 6.3, o povo de Nazaré chamou Jesus de “filho de Maria”, o que possivelmente era um insulto baseado no rumor de que José não era o pai dele. Em Jo 8.41 aparece uma calúnia semelhante.
Alguns estudiosos acreditam que há referências adicionais ao nascimento de uma virgem em Gl 4.4, onde Paulo diz que DEUS “enviou seu Filho, nascido de mulher”, e também em 1Co 15.45-47, onde Paulo apresenta Cristo como o “último Adão”, o primeiro de uma nova raça.

Temos de reconhecer que, para Cristo ser totalmente divino, Ele precisava de alguma forma ser diferente. Para trazer seu Filho ao mundo, DEUS poderia, por assim dizer, ter estalado os dedos e criado um bebê completo. Mas Cristo era totalmente humano e ao mesmo tempo totalmente DEUS. Assim, nos é dito que Ele teve uma mãe normal, mas um pai divino.

“Não tenho problema nenhum com o fato, de Jesus ter nascido de uma virgem. Para mim, está é uma necessidade teológica”. R.J. Berry

Se começarmos a duvidar de DEUS e duvidar no que ELE diz em sua Palavra, não vamos conseguir alcançar as coisas que DEUS planejou para nossa vida. E vamos desfrutar de uma vida cheia de problemas pelo fato de não aceitarmos primeiramente a DEUS em nossas vidas.

Se existir a dúvida em sua mente que Jesus Cristo é o Messias, você está enfraquecendo na fé e recomendo a você ler mais a Bíblia, porque “A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11.1). Medite neste versículo, e leia a Bíblia até você não ter mais duvida de que Jesus Cristo é o Messias e morreu e ressuscitou por mim e por você que Le este estudo. Duvide de você mesmo, mas não duvide de DEUS.

Se hoje em dia dermos valores às informações incorretas sem estudarmos antes a Palavra de DEUS, e acreditarmos no que outros falam a respeito da Palavra e não debatermos o que diz a Bíblia a respeito. Estaremos fadados a tomar decisões erradas, mesmo que sejamos cristãos devotos.

Muitos de nós recebemos informações erradas de pessoas até mesmo bem-intencionadas que não estavam fundamentadas na Palavra de DEUS, nem tiveram sua mente renovada. A questão não é se a pessoa agiu errado, mas sim se a informação que recebemos está alinhada à Palavra ou não.

Muitos pensamentos e doutrinas tradicionais que já estão arraigados podem soar bem, mas à luz da Palavra são desmascarados. DEUS quer que nossa mente, nossa alma estejam impregnadas com sua Palavra a fim de que os pensamentos de DEUS passem a ser nossos pensamentos. Então, seremos capazes de tomar as decisões certas e ver o poder de DEUS liberado.

Quando o homem interior começa a falar a Palavra, a alma acostuma-se a ouvir o que DEUS tem a dizer. Então, quando nos encontramos em uma situação de duvida que requer uma decisão, não ouviremos ou concordamos com os primeiros relatos sem menos consultar a Palavra de DEUS. Vamos olhar para o que a Palavra diz e perceberemos nossa alma dizendo SIM ao que está na Palavra.

É exatamente assim que DEUS quer a gente faça. Se vivermos a vida e colocarmos em pratica a Palavra de DEUS a fé que está dentro de nós vai se fortalecer a qualquer critica vinda do pecador, podemos com sabedoria provar que a nossa fé é valida e estamos andando no caminho de DEUS, e que nele temos sidos abençoados em cada circunstancia de nossa vida.

Foi isso que aconteceu com Abraão. Romanos 4.20,21 diz: “não duvidou, por incredulidade, da promessa de DEUS; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a DEUS, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.”

Então, por meio desse estudo ti convido a fazer de Jesus Cristo o Senhor de sua vida. Diga-lhe agora que Ele é seu Senhor. Entregue cada área de sua vida a Jesus e proclame-o Senhor. E, como seu Senhor, Ele terá certas coisas a dizer sobre estas áreas. E porque você o fez seu Senhor, você está em uma posição em que pode ouvi-lo e fazer o que Ele diz.

Você estará pronto para obedecer a sua voz e tão logo DEUS fale, quer fale pela Palavra ou ao seu homem interior. Ouvimos quem está falando e estamos dispostos a crer nele. Nossa mente encontra seu verdadeiro lugar e não passa por cima de sua autoridade; pelo contrário, submete-se ao seu espírito. O sobrenatural está no controle.

A fé do coração vê além das limitações do intelecto e das circunstâncias. A fé nunca nega a realidade mental ou física; isso seria tolice. Todavia, não permite que as circunstância ou as evidencias  tenham a última palavra. A fé além das circunstâncias, vê uma realidade mais verdadeira. Esta realidade é Cristo (Colossenses 2.17), e quando precisamos escolher entre o que ele diz e o que o intelecto ou as circunstâncias dizem, escolhemos sua Palavra. Então, o poder sobrenatural da Palavra é capaz de mudar as circunstâncias.

E quando tudo isso está acontecendo, a fé do nosso coração está “convicta dos fatos que não se vêem”, a mente está sendo renovada pela Palavra, o medo é detido e o descanso da fé concede-nos a “a paz de DEUS, que excede todo o entendimento [...]” (Filipenses 4.7).


Fabiano Bortolaso

Nenhum comentário:

Postar um comentário